Com uma série de cuidados e equipe qualificada, maternidade pública se torna diferencial no atendimento às gestantes
Mulheres à beira de conhecer seus bebês, ver os rostinhos ao vivo e em cores e se apaixonarem por eles para o resto da vida. No ambiente, o clima de paz ganha reforço com a aromaterapia e passa a certeza de que as gestantes estão no lugar certo para trazer seus filhos ao mundo.
Nada de anestesia, muito menos enfermeiras sérias e médicos com máscaras. Esse foi o cenário encontrado pela reportagem de O HOJE na Maternidade Dona Íris, na manhã de sábado (23). Na unidade hospitalar, situada na Vila Redenção, 75% dos partos de baixo risco são feitos por enfermeiras obstétricas.
Essas profissionais são treinadas no próprio hospital, que segue diretrizes estabelecidas pela Rede Cegonha e normas do programa Hospital Amigo da Criança. Essas regras preconizam a adoção de boas práticas para as mães e seus bebês.
A gerente de enfermagem da unidade, enfermeira obstetra Cristiane Vieira Manso de Lima, afirmou que as técnicas adotadas na instituição reduzem o uso de anestesia, evitam episiotomia (incisão da vulva para facilitar a passagem do bebê durante o parto) e uso de medicamentos para acelerar o trabalho de parto.
Cristiane citou outros cuidados com a parturiente. “Nós as levamos para um banho quente, na banheira ou no chuveiro mesmo, com uso de essências florais escolhidas por elas, e fazemos uso de massagens nas costas para acalmá-las nesta hora”.
Além disso, são feitos escalda-pés e algumas delas caminham pelo andar onde os partos acontecem.
A enfermeira obstetra explica que os quartos são individuais e cada um recebe uma placa com os nomes da mãe e do bebê. “Esse procedimento é adotado para facilitar a identificação, sem a necessidade de usar artifícios como chamá-las simplesmente de mãezinha.”
Nos quartos também há berços onde os recém-nascidos ficam junto de suas mães logo após o nascimento e a primeira mamada. “A nossa preocupação é incentivar o aleitamento materno já na primeira hora de vida da criança, com o objetivo de estreitar a relação mãe-bebê”, informa Cristiane. E ela destaca ainda que no hospital não existe berçário. “O único momento em que ficam separados é quando levamos a criança para ser pesada e medida”, acrescenta.
A gerente de enfermagem esclarece também que, mesmo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), um não fica distante do outro. “Usamos o método canguru, em que a criança fica em contato direto (pele a pele) com sua mãe e tem garantido ganho de peso naquelas que necessitam desse tratamento”.
Mães aprovam
Camila de Sousa Bueno, de 24 anos, na quarta gestação, gostou da atenção que recebeu ao dar entrada no hospital. Ela conta que fez o pré-natal no Cais da Chácara do Governador, próximo de sua casa no Parque Santa Cruz. Na sexta-feira (22), ainda no oitavo mês de gravidez, a bolsa de Camila rompeu às 6 horas da manhã e ela foi direto para a maternidade. “Desde que cheguei, tenho me sentido muito calma, já que as enfermeiras me passam muita tranquilidade”.
Sua acompanhante, Urânia Oliveira dos Santos, de 26, ficou encantada com o que viu. “As profissionais de enfermagem são prestativas e muito atenciosas”, comenta. Aliás, outra vantagem da unidade hospitalar é que o acompanhante fica todo o tempo junto às parturientes.
Conforme Cristiane, eles permanecem com elas no pré-parto, durante o ato e após. “Elas não ficam sozinhas, até para dar mais segurança neste momento”. E, segundo a enfermeira, os pais ou acompanhantes podem cortar o cordão umbilical dos bebês.
Jaqueline Gottselig, 25 anos, havia tido seu bebê, Davi, na manhã do dia 22, na água, e se sentiu muito bem no ambiente acolhedor. “Foi meu primeiro parto e só posso dizer que o atendimento é excelente. Não lembra em nada um hospital público”.
FONTE: http://www.portalohoje.com.br/homologacao_20052013/cidades/hospital-e-modelo-de-atendimento/ (EM 25/08/14)
Como faço para ter meu bebê na maternidade Dona Iris? Estou com 37semanas e 4 dias.
ResponderExcluirComo fasso pra iniciar meu pré natal lá? Tenho 16anos to com 6semanas....e só ir lá e fazer ou temelo 0800?
ResponderExcluircomo faço pra começar meu pré natal no dona íris? E já estou com 13 semanas de gestação?
ResponderExcluircomo faço pra começar o meu pré natal lá e ganhar meu bebê lá?
ResponderExcluirNossa quanta mentira o atendimento e até bom mas não tem essa de "banhos quentes em banheira com essências florais escolidas por elas" e bla blá bla não, até pq la so tem chuveiro, la as obtetras até vai uma horinha ver como a mãe ta, mas se não dilatou e chegou a hora do bebê sair mesmo, elas saí e demora a voltar, simplesmente larga la no leito sozinha pra se virar no parto, como eu disse antes, so vem mesmo pra "ajuda" na hora do bebê sair, assim aconteceu comigo!
ResponderExcluirVejo nas reportagens da tv que lá não é muito bom nao.
ResponderExcluirMarido pode ficar de acompanhante?
ResponderExcluirAlguem saber fala quantas pecas de roupinha tem que leva
ResponderExcluirQuantas peças de roupas posso levar para o bebê e pra mim...e o que levar
ResponderExcluir