Humanização Hospitalar

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O texto abaixo foi extraído do Trabalho Acadêmico intitulado "O Espaço Hospitalar e o Restabelecimento da Saúde: O Caso do Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor – SARAH, de João Filgueiras Lima"de autoria de Lívia Mendonça, hoje graduada em Arquitetura pela Universidade de Brasília. 


No dicionário Aurélio da língua portuguesa, humanizar significa elevar à altura do homem: humanizar uma doutrina; tornar mais humano, mais sociável; civilizar. Já o adjetivo humano se refere ao corpo humano; a espécie humana, sensível à piedade, compassivo: mostrar-se humano com seus semelhantes.

4.1  A humanização como política pública

Criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH) é uma iniciativa inovadora no SUS e tem por objetivo qualificar práticas de gestão e de atenção em saúde através da produção de novas atitudes por parte de trabalhadores, gestores e usuários, de novas éticas no campo do trabalho, incluindo aí o campo da gestão e das práticas de saúde e superando problemas e desafios do cotidiano do trabalho.
Atendimento público de saúde
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Consta no Caderno Humaniza SUS Volume I, “Formação e intervenção”, do Ministério da Saúde (2010) que:

A problemática adjetiva como desumanização, conceito síntese que revela a percepção da população e de trabalhadores da saúde frente a problemas como:
·            as filas;
·            a insensibilidade dos trabalhadores frente ao sofrimento das pessoas;
·            os tratamentos desrespeitosos;
·            o isolamento das pessoas de suas redes sócio-familiares nos procedimentos;
·            consultas e internações;
·            as práticas de gestão autoritária;
·            as deficiências nas condições concretas de trabalho, incluindo a degradação nos ambientes e das relações de trabalho;
·            etc...
Estas problemáticas derivam de condições precárias da organização de processos de trabalho, na perspectiva da PNH. Ou seja, estes problemas são a expressão fenomênica – tomam expressão concreta e real – de certos modos de se conceber e de se organizar o trabalho em saúde. (BRASIL 2010).

Espaço carente de ambientação humanizada
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A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como uma de suas diretrizes o conceito de acolhimento. Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber e atender (FERREIRA apud BRASIL, 2006).

Área de estar no setor de internação da Unimed de Araras-SP
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O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. O acolhimento é uma postura ética que implica a escuta do usuário em suas queixas, o reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e a responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde que não tem local e hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo, mas deve fazer parte de todos os encontros do serviço de saúde.